É muito importante saber gerenciar os seus programas de marketing, a melhor maneira de fazer isso é acompanhar a sua loja virtual. O sucesso do seu e-commerce depende do conhecimento dos aspectos de negócio que estão sendo bem sucedidos e os que não estão. Quando o assunto é loja virtual. os aspectos citados acima se tornam mais importantes, pelo fato de que o comprador não estar vendo o produto fisicamente.

Para poder interagir cada vez mais com seus clientes o Google Analytics é uma ferramenta muito eficiente disponibilizando insights poderosos sobre seus clientes, trazendo informações sobre fontes de tráfego, receita, top landing pages, taxas de conversão, taxa de abandono, etc. A partir disto, você pode tomar decisões sobre melhorias em sua loja virtual.

A taxa de abandono é muito eficiente para medir o desempenho de sua loja virtual, baseado nas informações dessa taxa é possível reter visitantes e melhorar as vendas. Sendo assim o Google Analytics é a ferramenta que fornece informações detalhadas de o que está funcionando no seu site e o que não está e o que precisa funcionar, lhe mostrando também o seu comportamento em relação aos clientes e qual palavra chave está trazendo uma melhor performance.

Sabendo quem são seus visitantes

Com o Google Analytics também é possível saber qual fatia dos seus visitantes lhe traz o maior faturamento, fazendo com que você possa mudar ou continuar com a sua estratégia de marketing digital. Através do Google Analytics você pode:

  • Se o SEO está funcionando, atraindo tráfego qualificado em sua loja;
  • Se suas campanha de links patrocinados está correta, tomando parâmetros para sua correção;
  • Quais palavras chaves geram mais compras;
  • Quais sites de referência (redes sociais, blogs parceiros e etc..) geram melhor retorno;
  • Se a estratégia “X” aplicada na loja virtual gerou um ROI (return on investment) satisfatório, fazendo com que a campanha tenha valido à pena;
  • Se uma campanha promocional de e-mail marketing teve o resultado esperado.

Existem muitas possibilidades de monitorar, cabe a você escolher qual deles utiliza em sua loja virtual, podendo ver o faturamento total de sua loja e a quantidade de produtos que foram vendidos em determinado dia.

Relatórios ao seu modo com Google Analytics

Outra possibilidade que o Google Analytics oferece é saber de onde os clientes vieram, como por exemplo: 60% das suas vendas vieram através do Google, 20% das redes sociais e os outros 20% de campanhas de e-mail marketing, ainda podendo criar metas para o mês sendo possível configurar alertas fazendo com que você consiga monitorar totalmente a sua loja virtual.

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