Porque as empresas utilizam os Pageviews como referência e base para cobrança de aluguel de Lojas Virtuais?

Muitas empresas de Lojas Virtuais oferecem para seus clientes como diferencial uma determinada quantidade de pageviews dentro do pacote mensal, mas será que estes valores são suficientes?! O que são os famosos Pageviews? Como é feita a medição? Vamos esclarecer tudinho…

Pageviews (http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_de_acessos), em tradução livre, significa “Visualizações de Página” , mas também é conhecido como “Número de Acessos”, ou seja, quantas vezes o seu domínio foi acessado ou visualizado. É muito fácil confundir Pageviews com Visitas, e ai é que está o grande ponto, qual a diferença entre Pageviews e Visitas?

Como o próprio nome já diz, Pageviews é o número de vezes que seu domínio foi acessado ou visualizado e não quantas pessoas entraram na sua loja, site, blog, enfim, no seu domínio. Um único usuário poderá contabilizar mais de um pageview no seu domínio. Supondo que você tenha uma loja virtual e um cliente acessou a pagina principal da sua loja, entrou em um departamento, uma seção, entrou em um produto, adicionou para no carrinho de compras, fechou o pedido, efetuou o cadastro na loja, efetuou o pagamento e saiu da sua loja. Uma compra simples de um produto certo? Sim, porém, somente nesta compra seu cliente utilizou, no mínimo, 8 (oito) pageviews. “Como assim, se ele entrou uma vez somente na minha loja?”, você deve estar se perguntando; pois é, a cada página que é carregada dentro do seu domínio, o servidor conta 1 (um) pageview. “Entendi, e a visita é o que?” Bem, visitas sim, é a contagem de quantos usuários acessaram seu domínio. Na prática significa que 1 (um) único usuário pode fazer uma única visita a um domínio e nesta visita efetuar diversos pageviews, dependendo de quantas páginas ele acessar dentro do seu site/loja/blog.

Normalmente as empresas que fazem locação de Ecommerces baseiam-se nos Pageviews para formar sua base de calculo para poder assim cobrar suas mensalidades. Oferecendo um valor que, em média, inicia-se baseando-se a partir de 30.000 pageviews, as empresas de locação de Ecommerce aumentam suas rendas forçando seus clientes a pagar uma mensalidade maior devido ao aumento de Pageviews da sua loja virtual. Funciona basicamente como uma operadora de telefone, onde, você tem 200 minutos para falar dentro do seu plano mensal por um valor determinado, e ultrapassando este limite será cobrado um valor por minuto utilizado. A cobrança dos pageviews funciona da mesma maneira; você tem cerca de 30.000 pageviews mensais, onde, ultrapassando este limite, as empresas te cobram um valor por pageviews excedentes. Esta cobrança não é ilegal, porém acreditamos não ser justa da forma que está sendo feita. Acaba-se utilizando um valor mensal mínimo inicial de mensalidade como tática de venda para aumentar a rentabilidade daquela locação. Para quem está começando no ramo de Ecommerce e não entende muito sobre o mercado de internet acaba achando 30.000 pageviews um valor consideravelmente alto e não enxerga que, com certeza, ele utilizará muito mais do que isso e, consequentemente, também pagará mais por isso.

Para se ter uma idéia, 30.000 pageviews são “comidos” nos primeiros 10 dias do mês, considerando um investimento de pequeno a médio em links patrocinados. Leva-se em conta também o fato do servidor contar como pageviews, todas as vezes que um cliente acessa sua loja virtual e também, os acessos a administração da loja. Ou seja, quando o administrador acessa o painel administrativo da sua loja também é contado como pageview, cada página visualizada.

Utilizando a mesma conta em que um único cliente que acessa sua loja percorrendo todo o caminho até finalizar o processo de compra ele “gastou” 8 pageviews, 30.000 pageviews irá lhe render 3750 clientes únicos ao mês, 125 ao dia ou seja, 3750 vendas no mês ou 125 ao dia. Excelente não?!!! Não! Não é assim que as coisas são na realidade. Fazendo esta conta estamos considerando que TODOS os clientes que entram em sua loja são compradores e as pesquisas são unânimes em afirmar que somente 5% de todos os visitantes são potenciais compradores e apenas 5% deste total, realizam uma compra efetivamente. Com isto, a realidade está próxima de 10 vendas no mês.

Portanto é muito importante que você fique atento às promessas de pageviews que muitas empresas de locação de lojas virtuais oferecem por ai em troca de uma mensalidade inicial pequena, pois nem tudo são flores num mercado tão concorrido como o mercado de Ecommerce. Sem falar que é preciso muito esforço em atrair visitantes para poder vender o suficiente para arcar com as despesas, investindo em um bom planejamento, investimento em campanhas de marketing, mídias sociais, bom atendimento, produtos com preços competitivos e, o óbvio… construindo uma boa reputação na internet!

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