Seja em um site ou em uma loja virtual nós temos a famosa TAXA DE CONVERSÃO que nada mais é que o número de cliques dividido pelo número de conversões no mesmo período, e pode ser medida por uma compra realizada ou um preenchimento de formulário gerando uma inscrição ou um lead. Existem algumas habilidades que iremos postar abaixo que irão te ajudar, melhorando a taxa de conversão. Confira:

Otimize a taxa de conversão

O CAMINHO NECESSÁRIO PARA A CONVERSÃO – Uma das funções da internet hoje em dia é facilitar a vida do usuário e, diminuir os passos para ele chegar lá, é a melhor maneira de fazer isso para ele converta rápidamente. No caso de uma loja virtual, os passos entre a escolha do produto e a finalização da compra, tem que ser o mais rápido possível, de 3 a 5 cliques é o ideal.

Dica extra: Considere implantar na sua loja a opção compra com um clique que alguns dos grandes e-commerce do mercado já possuem. Essa opção funciona quando o consumidor está logado na loja e já fez uma compra, então o sistema somente usa as informações de cadastramento e entrega com a do ultimo pagamento efetuado. (É lógico que o cliente tem que ter aceito essa opção no momento do cadastro ou do primeiro pagamento).

ESTEJA SEMPRE AO ALCANCE DO CLIENTE – Seus clientes poderão ter duvidas a qualquer momento e eles não esperarão um email de retorno para sanar aquela duvida. Então esteja sempre bem acessível, deixe a vista seus telefones de contato, se possível fazer um chat (que realmente tenha alguém para atender e tirar as duvidas) deixando claro os horários de atendimento. Faça um FAQ de suporte para o cliente com as dúvidas mais frequentes e ajude-os com a maior rapidez possível.

CHAME OS CLIENTES PARA SI – No marketing online existe uma técnica muito importante, a “chamada à ação” que é o que induz o cliente a tomar a ação que você queira que ele tome, os populares “compre aqui”, “assine já”, “faça sua cotação”… Fazendo isso, além de efetivamente chamar o cliente para junto de si, otimiza o caminho da conversão.

DESIGN ATRAENTE –  Um layout de bom gosto, fotos atraentes com boa resolução e um menu de fácil acesso ajudam na harmonia do seu site e se caso o usuário queira navegar pelo seu site, não terá dificuldades.

COMENTÁRIOS E AVALIAÇÕES – Disponibilize um espaço para os compradores avaliarem e comentarem sobre o produto. Isso ajudará um futuro cliente na hora da escolha.

PALAVRAS CHAVES RELEVANTES – Escreva conteúdo relevante ao tema da página ou ao produto não esquecendo que as mesmas palavras devem aparecer no título do browser e na descrição. Isso faz com que o usuário reconheça que ele está na página certa.

Todas essas habilidades irão ajudar não somente a melhorar a taxa de conversão do seu site mas também a alavancar as vendas da sua loja virtual (se caso você tiver uma). A maioria dos exemplos dados foram de produtos e compras, porém para sites institucionais essas táticas também funcionam, como dito acima, no preenchimento de um formulário, fazendo o cliente entrar em contato e por aí vai.

Pensar com a cabeça do cliente ajudará nas melhorias do seu site para uma boa taxa de conversão 😉