Quantas vezes você se pegou cantarolando mentalmente um jingle que odiava,  mas que a música era tão pegajosa que não saia da sua cabeça? Isso não fez com que você “odiasse” a marca, mesmo que por alguns instantes? Pois é… A insistência quase sempre é negativa! Sua marca pode até ser lembrada, mas não pela qualidade ou eficiência e sim pelo incômodo que causa.

Atualmente, com a tecnologia do retargeting, acabamos vivendo um novo modelo de “perseguição”, quando entramos em um site e clicamos em algum determinado produto que nos chamou a atenção somos bombardeados por anúncios relacionados. Você já até comprou o produto, a vida útil dele acabou, mas os anúncios continuam pulando em sua tela.

Essa mesma sensação desagradável acontece quando recebemos milhares de e-mails de uma mesma empresa, sobre um mesmo assunto. Mesmo tendo autorizado e até mesmo solicitado o recebimento das campanhas é preciso que o remetente tenha bom senso e sensibilidade para entender as necessidades e expectativas dos usuários presentes em suas listas.

Existem empresas que enviam até 5 campanhas de e-mail diferentes dentro de um período de 1 hora. Mesmo que a pessoa estivesse interessada, esse bombardeamento pode acabar fazendo com que ela se “irrite” com a empresa e deixe de abrir os e-mails, ou até mesmo, acabe classificando as mensagens como Spam.

Quando você manda muitos e-mails, os usuários perdem o interesse e acabam deixando de abrir as campanhas, por isso, a melhor recomendação é monitorar e avaliar o perfil de interação dos usuários com os seus e-mails. Tendo em mente que essas pessoas pediram para receber seus conteúdos, se elas não estão mais tendo o interesse de abrir as campanhas, é porque você está fazendo alguma coisa errada, não é mesmo?

A dica: Como enviar e-mail marketing

Para enviar e-mails realmente relevantes tenha como base a interação dos usuários. Você deve levar em consideração o perfil de navegação e pode fazer isso levando em conta, por exemplo, o tempo de abertura.

Observe os comportamentos para colher bons resultados. Isso é comunicação. As pessoas percebem que estão sendo ouvidas e se sentem respeitadas por isso.