2013 começou e já temos que visar como será o nosso mercado. Vamos discutir um pouco sobre as tendências para o e-commerce em 2013, dar algumas dicas e ajudar vocês para não ficarem de fora do ano, especialistas disseram que será o ano do e-commerce.

Em 2012, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrónico) o Brasil movimentou R$ 24,12 bilhões. Isso representa um aumento de 29% do número de vendas de 2011. Até 2017, a Forrester estima que o Brasil deve movimentar US$ 25 bilhões.

Sendo assim, já podemos ter uma ideia de que, a partir de agora, as vendas por e-commerce somente aumentarão, cada vez mais.

Então vamos as tendências.

E-commerce em 2013:

Um layout que seja de bom agrado para o comprador já não se faz mais tendência, mas sim uma obrigação. Nós já falamos disso no post Como alavancar as vendas da sua Loja Virtual. Para o seu cliente poder navegar bem na sua loja e poder escolher melhor os produtos, nada melhor que um bom layout.

Hoje em dia, a ideia de layout está bem diferente do que tinhamos a alguns anos. Hoje as opções são diversas, principalmente com as diversas plataformas disponíveis no mercado.

Linkando um tópico com o outro, não podemos deixar de pensar na parte mobile do negócio. O percentual da venda por dispositívos móveis, ainda tímida, só vem crescendo e isso é algo para dar atenção.

Mobile:

Em 2012, as vendas do e-commerce via mobile foram fracas, é verdade. Porém, a venda aquecida de smartphones e tablets já da indícios de que 2013 será um grande ano para as vendas mobile.

Muitas lojas já suportam compras via mobile e já fazem um marketing específico para isso.
Dentro desta frente, temos que ficar atentos com os meios de pagamentos para o serviço mobile. Esta evolução ocorrerá naturalmente. Mas dar uma atenção especial para isso, e sempre se atualizar, será bastante necessário.

Atendimento, Cross-Selling e email-marketing…:

Costumização é a palavra. Com o aumento no acesso da sua loja, mais pessoas estarão conectadas e querendo comprar.
A comunicação com essas pessoas será um grande diferencial para a sua loja vender mais. Fazer um Cross-selling coerente, um  envio de email marketing segmentado e um atendimento diferenciado, contará para seu sucesso.
O relacionamento já nos deu um aviso com o “boom” das redes sociais, agora ele vem pra ficar e ele será o divisor de águas.

Redes Sociais:

Hoje não há melhor forma de nos relacionarmos na internet a não ser pelas redes sociais. Saber o que o seu cliente deseja, o que a sua loja tem para melhorar, SAC, enfim… As redes sociais permitem milhões de coisas quando o assunto é interação. Hoje em dia, já temos a plataforma BuyOnSocial que permite a compra direta pelo facebook, por exemplo.
Alternativas já temos. Elas aumentarão e, oferece-las será muito bom para seu relacionamento.

Logística:

A grande pedra no sapato do e-commerce, por mais evoluídos que ficamos e por mais que investimos, a logística bate na nossa porta como um problema. Otimizar ao máximo essa logística, pensar principalmente na logística inversa, são fatores que com certeza teremos que trabalhar bastante e aprimorar sempre.

Ainda existem muitas pessoas com o “pé atrás” quando o assunto é comprar na internet e muito disso se deve a logística. Então, personalizar essa logística, investir e mostrar isso para o seu cliente (assim como o Walmart fez), com certeza trará muita confiança para a sua marca.

Tecnologia personalizada:

A impossibilidade de contato físico com algum produto dificulta a decisão da compra, isso é verdade. Principalmente se for um produto que o usuário nunca comprou.

Neste caso, colocar o máximo de informações técnicas irá ajudar e muito este cliente a tomar uma decisão. Hoje em dia, algumas lojas já oferecem visão tridimensional do produto, vídeos com dicas de uso e  imagens em diferentes cenários… Enfim, as possibilidades são muitas. Somente precisamos diminuir ao máximo a margem de dúvida para esse cliente comprar com tranquilidade.

Conclusão:

Não só 2013, mas os próximos anos exigirão muito do e-commerce. Este ano será o ano da arrancada, então se preparar será fundamental.

A internet como um todo será sempre modificada e atualizada. Com o e-commerce não será diferente, temos que pensar à frente e sempre com a visão do consumidor.

Segurança e conforto nunca são demais. Analise as tendências para esse ano e alavanque suas vendas 😉

 

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