Como fazer um site aparecer no Google e ser bem visitado?

Fazer com que um site tenha visibilidade hoje em dia é indispensável. Ter um site que é fácil de ser encontrado em mecanismos de busca é o que todo mundo deseja, mas para isto é necessário tomar algumas medidas para melhorar o conteúdo apresentado no site para manter o interesse do leitor. Como regra básica, apresentamos algumas dicas para criar um site e bombar na internet muito importantes que irão, em um primeiro momento, ajudá-lo a posicionar melhor seu site nas buscas e manter o visitante animado com o que está lendo. Veja abaixo algumas delas:

  1. Delinear uma estratégia: não adianta fazer um site cheio de recursos, se você não vai poder administrá-los, defina o objetivo do site, depois as funcionalidades.
  2. Não abandone o site: se você quer uma página de notícias ou um blog, não esqueça de atualizá-lo sempre. Nada frustra mais um cliente que um site desatualizado.
  3. Não saia da estrutura padrão: um erro comum de empresas e designers é tentar inovar demais no layout do site. Inove no conteúdo e na abordagem, não no layout, para não criar dificuldades para seu cliente.
  4. Conteúdo é rei: no conteúdo está a diferença, traga informações que são relevantes para seu cliente, notícias da área de interesse dele, artigos, arquivos para download, tudo isso ajuda a criar uma relação de confiança e fidelidade com seu cliente.
  5. Fuja das músicas de fundo: gosto muscal varia, se seu cliente gosta de sertanejo e seu site toca um techno, ele já terá, de cara, uma má impressão de sua empresa. Música, só se você vende música ou instrumentos musicais.
  6. Qualidade nas imagens: uma foto amadora de seu produto dá a (correta) impressão que você não leva a sério seu negócio. Invista na qualidade das fotos e em textos sintéticos e sem erros de português.
  7. Crie um blog: um blog é uma excelente ferramenta para obter feedback sobre seus produtos e serviços, e para interagir com o cliente. Mas cuidado: transparência é fundamental.
  8. Dose animações e flash: muitas empresas tomam como modelo o site de grandes empresas do ramo. Cuidado, a Coca-cola não precisa ter um site visível no Google, afinal, a marca é conhecida por todos. Muita animação, além de te colocar no final das buscas, também irrita seu cliente, em especial quando eles estão navegando em conexões lentas, ou via celular onde não há cobertura 3G.
  9. Adote o padrão W3C: siga as diretrizes do World Wide Web Consortium, entidade que estabelece os padrões para criação de sites. Seu site será acessível para cegos, terá seu conteúdo facilmente cadastrado pelo Google, e terá mais chances de aparecer na frente nas buscas feitas pelo seu cliente. Sites modernos utilizam CSS sem tabelas, e abusam de PHP. Sites que seguem o padrão são mais fáceis de atualizar, não tem tantos problemas de compatibilidade com navegadores e sistemas operacionais diferentes, e são mais leves, carregando mais rápido mesmo em conexões discadas.