Como evitar golpes na Internet foi um dos temas do programa dominical “Fantástico” que mostrou a matéria “Quadrilha que usava sites falsos de compras chegou a desviar R$2 milhões”, ontem, 25/11/2012, sobre uma quadrilha de golpistas de Palmas (TO) que vendiam produtos em lojas virtuais com preços vantajosos, mas não entregavam nada. (Veja na íntegra)

Este tipo de golpe já é muito velho e ele só está migrando para os meios eletrônicos, através da Internet.

No fundo este golpe não passa de: “Atrair pessoas com produtos muito mais baratos e com até 80% do preço praticado no mercado, fazê-las comprar e não entregar.”

E porque ainda funciona? Porque ainda tem pessoas (e sempre vai ter…) que acreditam na frase célebre do nosso saudoso jogador da seleção Gérson que dizia em uma propaganda de cigarros: “Você também gosta de levar vantagem em tudo! Certo?” (Quem tem vantagem em alguma coisa onde não existe vantagem nenhuma? Ou seja, vantagem em fumar?). Talvez vocês não tenham entendido a relação, mas na época (1976) fumar era charmoso e sinônimo de pessoas bem sucedidas, como nos filmes de Hollywood das décadas de 50 e 60. A idéia do comercial era: Fumar o cigarro da marca “X” causaria a mesma impressão às pessoas, mas com a vantagem de pagar mais barato.

Pois bem. Alguém já viu alguém ir na delegacia reclamar que: “Paguei um valor mais caro pelo produto e não recebi?” Não!!! E muito menos: “Golpistas atraem a atenção de vítimas divulgando produtos mais caros e sem vantagem nenhuma que a concorrência.” Também não!!! Teoricamente, somente ao contrário.

Então, fica evidente que, se achou uma loja com produtos muito baratos, DESCONFIE! Não quero dizer que não existam oportunidades reais, elas existem sim… mas dentro de um nível aceitável de mercado. O que não existe, nestes casos de fraudes é um mínimo de cuidado por parte dos usuários ao checar informações aliados com a esperança em ter alguma vantagem por pagar mais barato por um produto.

Não ache que todas as lojas que estão vendendo uma televisão modelo “X” pelo dobro do preço daquele site “maravilhoso” que você encontrou, são tão caras-de-pau de querer ganhar tanto dinheiro assim de você. Duas coisas são fatos: Nem este produto existe e nem você é tão sortudo assim! Falo isso não para desmerecer a sorte de ninguém… longe disto… mas é que os golpistas usam explicitamente sites comparadores de preços para provocar vantagens na discrepância de preços, e sendo assim, o que afirmo fica evidente: “Nem a maioria das lojas estão vendendo caro demais e nem o produto pela metade do preço existe de verdade.”

Fica claro, nestes casos, que falta experiência ao consumidor de internet, mas nada que o mesmo já não tenha aprendido em outras experiências em sua vida cotidiana onde percebe-se um golpe, somente analisando as propriedades da negociação. Aqui (na internet) é a mesma coisa… Fique alerta!

Como evitar golpes na internet e fugir das fraudes em lojas virtuais.

Para ajudar, aqui vai algumas dicas de negociação segura:

1) PELO AMOR DE DEUS!!! Não acredite logo na primeira vista em descontos maiores que 20% entre a concorrência. Eu sei que a tentação é grande mas, se achar que pode ser verdade, veja as próximas dicas. Elas poderão ser úteis para que você realmente faça um bom negócio e fuja de fraudes:

2) Busque informações na própria Internet. Consulte o CNPJ da empresa (clique aqui para consultar). Não tem esta informação na loja ou não querem te passar? Fuja…. Quem é honesto, não sonega informações comerciais.

3) Solicite o endereço físico da loja virtual e faça uma busca no Google Maps. É uma forma simples e bem segura de checar se a empresa existe também fisicamente. Inclusive, se quiser ser mais investigativo, ligue para um vizinho comercial da empresa e tire informações (seu bolso vai te agradecer por ser chato). Não querem te passar endereço físico pelo motivo que for, diga que também não irá comprar e fuja! Como disse, quem é honesto não se esconde e nem omite informações.

4) Faça uma consulta nos telefones da empresa disponibilizados no site. Se só tiver celular…. Corra! Se não tiver nenhum telefone para contato… Desligue o computador imediatamente (rs)!!! Uma empresa séria não utiliza somente celular e muito menos não disponibiliza um canal de atendimento ao consumidor, seja para dúvidas, reclamações ou elogios.

5) “- A loja aceita Pagamento Digital, PagSeguro ou PayPal? Legal… me sinto seguro! Pois se comprar e não receber, posso cancelar minha venda e o pagamento!” – CUIDADO! Se não receber o produto dentro do período de reclamação, CANCELE A VENDA… Não abra exceção de forma alguma, mesmo que o “lojista” garanta que seu pedido está sendo enviado com atraso. Caso receba um e-mail de cancelamento de operação da empresa de pagamento on-line, sem ter solicitado, verifique a veracidade desta informação no próprio site da empresa de pagamentos através de seu login de acesso à sua conta. A sua garantia neste caso é: Caso não receba o produto dentro de XX dias, você pode abrir uma disputa com o lojista e a empresa de pagamento on-line irá intermediar a transação garantindo segurança para ambas as partes.

6) Busque por reclamações na própria internet do tipo: “Comprei na Loja “X” e não me entregaram o produto”. Este é um grande indício que com você não será diferente. Em uma consulta por uma loja nos sites de reclamação, já lí um comentário de uma cliente que dizia exatamente assim: “- Apesar de ter lido várias reclamações desta loja aqui (site de reclamação), comprei mesmo assim achando que não iria ter problemas… e tive! Genteee… não comprem nesta loja!!” Assim fica difícil até para um anjo-da-guarda!

7) Consulte o domínio da loja e veja se bate com outras informações que você tem do lojista. Para consultar um domínio, clique aqui.

8) Não acredite em depoimentos em sites comparadores de preço, caso já esteja desconfiando da loja. Veja as datas dos depoimentos, caso sejam todas recentes, desconfie! Geralmente os estelionatários tem pouco tempo para aplicar um golpe no mesmo lugar, sendo assim, você vai notar que os depoimentos positivos são todos recentes (geralmente todos com menos de um mês) e o pior: São depoimentos de “clientes” afirmando que compram na loja a mais de um ano, sendo que o depoimento tem apenas alguns dias… É de doer, mas é descarado assim mesmo!

9) Seja investigativo, caso a oferta for muito tentadora. Não custa nada e, por alguns minutos a mais, todas estas informações você pode conseguir através da própria internet. A arma que os fraudadores utilizam para pegar seu dinheiro é a mesma arma que pode te alertar. Use-a à seu favor!

10) A mais efetiva de todas as dicas: Sentiu uma má impressão, sentiu um aperto no coração (ou no bolso) ou tem alguma “coisa” te dizendo: “- Corre que é fria”, Escute sua intuição…. Todo mundo que reclama depois de tomar um prejuízo, sempre diz: “- Eu bem que desconfiei!” Melhor você perder uma oferta tentadora, do que o seu rico e suado dinheirinho!

Bom…. posso garantir que já ví de tudo na internet e posso concluir que fraudes existem por falta de atenção do usuário e por conta da compulsividade humana que causa cegueira nas decisões coerentes e, como foi dito na reportagem: “O comércio eletrônico brasileiro apresenta um índice de fraudes muito pequeno e ainda esperamos que ele continue assim. Porém, todo cuidado é pouco.” E eu sempre digo: “- Tomar cuidado é bom até pra atravessar uma rua.”