Passados mais de dez meses em 2013, é interessante analisar os padrões das vendas no Brasil para que profissionais de marketing, anunciantes e empresas de mídia possam ter uma noção dos produtos mais vendidos nesse mercado consumidor. Embora essas estatísticas possam ter um impacto reduzido na definição do orçamento para o ano corrente, elas podem ser úteis para 2014. Com essa ressalva, veja abaixo alguns dos produtos que os consumidores brasileiros mais estão comprando em 2013.

Automóveis

Nos primeiros seis meses de 2013, foram vendidos cerca de 1,8 milhão de carros no Brasil, o que representa um aumento de 4,8% em relação aos seis primeiros meses de 2012. Com 318 mil unidades vendidas, quase 10% a mais do que em junho do ano passado e quase 1% a mais do que em maio de 2013, pode-se dizer que junho de 2013 foi um bom mês para as vendas de automóveis no Brasil. A Fiat ficou com a maior fatia desse mercado (22%), seguida da Volkswagen (19%), GM (18%) e Ford (10%).  O modelo mais vendido em 2013 até o momento foi o Gol da Volkswagen, com 121.000 unidades.

Fonte: Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores

Bebidas

Os brasileiros gastarão mais de R$ 6 bilhões com bebidas fermentadas como cerveja, champanhe e vinho em 2013. Esse valor é 10% superior ao registrado em 2012.

Fonte: Pyxis Consumo

Brinquedos

Os brasileiros gastaram R$ 3,87 bilhões com brinquedos em 2012, o que representa um aumento de 12% em relação a 2011. Prevê-se que as vendas de brinquedos no Brasil alcançarão a marca de R$ 4,34 bilhões em 2013, constituindo um novo aumento de 12%.

Fonte:  Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

Calçados

Os brasileiros gastarão mais de R$ 40 bilhões com calçados em 2013, o que representa um aumento de 10% em relação a 2012. Esse consumo se traduz em cerca de R$ 245 por pessoa. A classe C é a maior consumidora de calçados do Brasil, respondendo por 42% do consumo total, seguida pelas classes B (40%), A (10%) e D e E (8%).

Fonte: Pyxis Consumo

Celulares

No primeiro trimestre de 2013, os brasileiros compraram mais de 14 milhões de celulares, 15% a mais do que no primeiro trimestre de 2012. Desse total, 5,4 milhões são smartphones e 8,7 milhões são celulares simples, conhecidos como feature phones. As vendas de smartphones no Brasil no primeiro trimestre de 2013 aumentaram 85% em relação ao mesmo período em 2012, quando 2,9 milhões de smartphones foram vendidos. As projeções indicam que as vendas de smartphones chegarão a 28 milhões de unidades no Brasil em 2013.

Fonte: IDC

Produtos de beleza

Estima-se que os brasileiros gastarão mais de R$ 59 bilhões com produtos de beleza em 2013. Esse valor representa um aumento de 124% em relação a 2003. A classe C é responsável por quase metade do valor gasto por brasileiros com produtos de beleza. Além disso, 78% das mulheres da classe alta do Brasil relataram que haviam ido a um salão de beleza no mês anterior ao da pesquisa, enquanto 56% das mulheres brasileiras da classe C e 43% das pertencentes às classes D e E afirmaram que frequentam um salão de beleza. No entanto, ao se considerar as estatísticas gerais registradas para mulheres que relataram frequentar um salão de beleza, observa-se que as da classe C representam 53% do total.

Fonte: Data Popular

Tablets

No primeiro trimestre de 2013, as vendas de tablets no Brasil aumentaram 164% em relação ao mesmo período em 2012, com mais de 1,3 milhão de unidades vendidas. As projeções gerais indicam que 5,9 milhões de tablets serão vendidos no Brasil em 2013, um aumento de 81% em relação a 2012.

Fonte: IDC

Viagens

Os brasileiros gastaram US$ 6 bilhões em viagens ao exterior no primeiro trimestre de 2013, representando um aumento de 11,5% em relação ao mesmo período em 2012. Eles também estabeleceram um recorde ao gastarem outros US$ 2,2 bilhões em viagens ao exterior em maio de 2013, cifra 22% superior à registrada em maio de 2012. Além disso, os brasileiros ocupam atualmente a sétima posição no ranking mundial de gastos por pessoa com estadias em hotéis: eles gastam, em média, R$ 364 por pessoa, cifra superior à gasta por americanos ou australianos.

Fontes: Banco Central, Hotel Price Index