Os blog são usados para muitas finalidades e objetivos e utilizados por diversas pessoas. Algumas pessoas tem o interesse de usa-lo para ganhar dinheiro com programas de afiliados e outras para manter relacionamento com seus clientes ou um dos exemplos mais comuns são as pessoas que utilizam para divulgação de seus artigos como forma de descontração, enfim são diversos os interesses.

O Blog em si é um bom canal para comunicação entre pessoas, sendo bem útil para negócios. São muitas as empresa que têm utilizado os blogs como um canal de relacionamento com seu público.

Como aproveitar esse canal para melhorar seus negócios?

Existem varias maneiras de se utilizar um Blog como uma estratégia de marketing, mas vamos mostrar uma maneira que é muito eficaz de usar o blog como ferramenta do marketing da sua empresa:

Criando do blog da sua empresa

Podendo ser para empresas querendo manter um relacionamento mais próximo com seu público ou os profissionais liberais que querem mostrar o seu trabalho. As empresas podem tomar diversos caminhos para usar os blogs da sua empresa ao seu favor, sendo algumas delas:

  • Usar o blog como geração de conteúdo. A melhor forma de produzir conteúdo para seu nicho de mercado e através de um blog, com ele você poderá:

– Falar das novidades do seu setor para seu público;
– Comunicar as novidades da sua empresa;
– Falar dos lançamentos da sua empresa;
– Envolver seu público com concursos culturais, eventos que você está organizando, promoções…;
– Informar as tendências da área de atuação da empresa.

E tudo isso dando oportunidade deo seu público interagir com suas postagens, o que os torna parte do seu conteúdo atraindo cada vez mais o público alvo.

  • Chamar os blogueiros para escrever para seu site, para isso dê incentivos para que eles escrevam dicas sobre sua área de atuação, chamando pessoas que são formadoras de opinião no seu nicho de mercado ajuda a melhorar o conteúdo e a divulgação.
  • Com o blog você traz seu publico para ‘junto” ou dentro da sua empresa, pois é um canal aberto de comunicação com seu cliente
  • Se sua empresa está desenvolvendo um novo produto, por que não trazer seu público para participação de processo de desenvolvimento de novos produtos, crie um local exclusivo para que eles possam participar desse processo;
  • Os buscadores dão maior valor para os blogs, pois são geradores de conteúdo relevantes, ou, pelo menos deveriam ser, mas partindo do pressuposto que você está interessado em ganhar credibilidade no mercado, então irá criar conteúdo de qualidade para seu público, assim será mais fácil ser encontrado nas pesquisas feitas nos buscadores (Google, Yahoo, Bing…). Uma das melhores maneiras de otimizar seu site para os buscadores (SEO) é gerando conteúdo relevante e inédito para seu nicho de mercado.

O blog é um meio que permite que sua empresa tenha comunicação constante com seus clientes. Algumas ferramentas disponíveis para se fazer um blog são: Blogger e WordPress, mas se você quer fazer uma coisa profissional compre um domínio, ou utilize o que você tem e use ferramentas que te dão boas possibilidades. Entre as das recomendo o WordPress.