Houveram alguns acontecimentos no e-commerce em 2013, que trouxeram algumas mudanças significantes, tanto para as empresas quanto para os internautas. Nós da WT11 separamos alguns acontecimentos que, em nossa opinião, “fizeram a diferença” no e-commerce em 2013.

1 – Troca de porta SMTP 25 para 587

Começando nossa lista temos a troca de porta SMTP 25 para 587, para os usuários de leitores de e-mail que utilizam programas como Outlook, Windows Mail e Thunderbird, por exemplo, ou até mesmo que utilizam o e-mail pelo celular, podem ter tido problemas ao efetuar alguma ação no dia 18/01/2013.

Com intuito de acabar com o envio de spams, O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), finalizou a última etapa do projeto chamado “Gerencia da Porta 25”. Este projeto tem como objetivo, derrubar o Brasil no ranking de maiores emissores de spams do mundo. Segundo o The Spamhaus Project, o Brasil ocupa a sétima posição.

2 – Google+ se torna a segunda maior rede social em usuários.

No ano de 2013, o Google surpreendeu fazendo com que sua rede social Google + com 343 milhões de usuários se torna-se a segunda maior rede social em número de usuários, ainda atrás do Facebook. Em terceiro lugar aparece o Youtube,  com 280 milhões de usuários.

3 – Novo layout do Facebook

Em 2013 o Facebook lançou seu novo layout, tendo primeiramente a versão para web e depois para mobile, a apresentação ocorreu em um evento na California, com foco em três aspectos: Destacar e enriquecer a navegação de forma visual; possibilidade de escolha de diferentes feeds, de acordo com o assunto desejado; e consistência da experiência mobile em múltiplas plataformas.

Mark Zuckerberg falou que acredita no futuro do Facebook como um jornal personalizado, que entende as preferências do usuário e permite a navegação através do que mais interessa. Além disso, o novo feed de notícias leva em conta o conteúdo produzido por amigos e familiares.

4 – Penguin 2.0 – Novo algoritmo do Google.

Em 2013 foi lançada a ultima versão do sofisticado algoritmo anti-spam do  Google, chamado de Penguin 2.0, a ultima versão foi anunciada em um post no blog oficial do bem conhecido, czar webspam da empresa, Mike Cutts.

Por que Penguin 2.0?

O rótulo 2.0 foi aplicado, de acordo com Cutts, porque a atualização penguin 2.0 é grande – inclui alterações nos algoritmos subjacentes utilizados para avaliar se um site é spam ou não, não apenas o conjunto de dados que o Google usa. Cerca de 2,3% das consultas em inglês dos EUA serão visivelmente afetadas pelas mudanças.

5 – Treinamento Adwords gratuito para empresas.

Em 2013 quem estava com dificuldades de ganhar destaque na internet teve a oportunidade de participar de treinamentos gratuitos online, realizados pelo Google. A programação incluiu, cursos sobre oportunidades de negócio no Dia dos Namorados e como reconquistar clientes. O conteúdo deste curso e a programação dos próximos cursos está disponível na Comunidade Oficial do Google AdWords.

6 – Conheça o Decreto 7.962. O Decreto do E-Commerce.

O Decreto 7.962 foi publicado em 15 de março de 2013, buscando normalizar a venda de produtos e a oferta de serviços pelo meio eletrônico. Assim, a ele se submete toda e qualquer empresa que realize vendas através da internet. O Decreto regula, ainda, websites de ofertas de compras coletivas e modalidades análogas. Sua vigência iniciou-se em 13 de maio de 2013.

O Decreto busca específicas normas que pretendem, em ultimo recurso, defender o consumidor, complementando o Código de Defesa do Consumidor.

7 – Novo Recurso do Google Analytics para o Dashboard do Google

Mais um novo recurso é lançado pelo Google em 2013 esse novo recurso do Google Analytics para o Dashboards, para compartilhamento de configurações de relatórios, em breve, os usuários da ferramenta serão capazes de compartilhar e colaborar em dashboards de terceiros.

8 – E-commerce em 2013 atrai 61% dos brasileiros

O hábito de compra no e-commerce em 2013 atraiu 61% dos internautas brasileiros, segundo o Ibope. O segmento está crescendo  também devido a mobilidade no país.

Dispositivos como smartphones e tablets já representam 65% e 34%, respectivamente, dos aparelhos utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país”, explica Alexandre Crivellaro, diretor executivo do Ibope E-commerce.

O que mais chamou a atenção?

Os sites de lojas de varejo foram os que atraíram por mais tempo os internautas, com um tempo médio de visita de 59 minutos. No primeiro semestre do ano, os setores que mais venderam produtos pela internet foram: cultura com 26%, vestuário e calçados com 15% e informática com 23%. O ticket médio dos usuários foi de R$ 1.263, resultando no maior índice de faturamento do setor eletrônico, com 23%.

9 – Instagram bate Facebook Twitter e Google+ e se torna a melhor plataforma para marcas em 2013

O Instragram se tornou a melhor plataforma para marcas, segundo um novo estudo que analisou as maiores plataformas sociais com fãs de mais de 25 anos: Instagram, Facebook, Twitter e Google+.

“Com o aumento do engajamento do fã/seguidor quase três vezes maior que qualquer outra rede social estudada, o Instagram foi o vencedor de 2013”, disse Dan Atkinson, SEO da SumAll. A SumAll é uma ferramenta de analytics que atualmente monitora mais de 100 mil empresas em redes sociais, avaliando mais de 290 bilhões de ações sociais por ano.

10 – Aumento dos acessos a internet

A proporção de domicílios com computador no Brasil subiu de 45% para 50% no final de 2012 e em 2013 não foi diferente a média de crescimento é de 5% a 10%! De acordo com o relatório, no Brasil a penetração da banda larga móvel aumentou de 22% em 2011 para 37% ao final de 2012 e aproximadamente 57% em 2013, segundo os dados do Ibope Media o número de pessoas com acesso à internet no Brasil chegou a 105,1 milhões no segundo trimestre de 2013, o que representa um crescimento de 3% na comparação com os 102,3 milhões, registrados no trimestre anterior.

Esses dados nos mostra que a internet está tomando maiores proporções alcançando todo o público ou seja um mundo onde todos estaremos conectados.

“Podemos ver que o mercado online em 2013 sofreu algumas mudanças sendo a maioria delas para melhor, porém quais serão as mudanças que podemos esperar para 2014?”