Hoje ouvimos muito falar em SEO, pesquisa orgânica, técnicas de relevância… Todas essas práticas são de suma importância para podermos estar bem colocados nas pesquisas do Google. Porém, como em todos os lugares, existem as práticas maliciosas (em SEO, Black Hat ou Black Hat SEO) e vamos falar sobre essas técnicas que o Google vem punindo severamente por aí.

Quando começamos a fazer trabalhos de SEO necessitamos aplicar uma série de técnicas para que o Google possa fazer uma bela indexação e nos colocar nos melhores lugares do ranking na busca de cada palavra-chave.
(Aqui disponibizamos uma guia de como entender SEO)

O que é Black Hat SEO

O Black Hat consiste em técnicas aplicadas em sites as quais são “ilegais” aos olhos do Google e devidamente penalizadas. Elas servem para enganar os robos que fazem as leituras das páginas e eles julgarem as páginas mais relevântes.
Algumas  dessas técnicas são:

Cloaking

É uma técnica que permite o site mostrar um conteúdo para o usuário e outro para os robôs dos buscadores. Dentro do Cloaking temos:

Cloaking via User-agent: Classifica o User-agent após detecta-lo
Cloaking via IP- Delivery: Mostra um conteúdo diferente para cada IP específico
Cloaking via Geo-Targeting: Mostra um conteúdo diferente para usuários que contenham IPs de uma certa localização geográfica.

Esconder conteúdo e falsas informações também são tipos diferentes de cloaking. É importante lembrar que o uso do Ajax e sites em Flash e/ou multimidia caso não sejam bem feitos (ou instalados) eles não são bem indexados pois os buscadores não conseguem ler o conteúdo (meta-tags) que há dentro destas programações.

Rede de links

Trocar links onde não há relevância entre eles. Se o seu site é sobre peças automotivas e você troca links com um blog de astrologia isso com certeza será pego pelo Google. Na rede de links ainda há uma prática abusiva que é a compra de links o que também será penalizado (a não ser que haja o atributo “=nofollow” onde o google não fará a leitura e o webmaster saberá que o dono do link não tem a intenção de manipular os rankings.)

Keyword stuffing

A excessiva repetição das palavras chaves na intenção de tornar o conteúdo mais relevante. Isso tirará a harmonia do texto e será facilmente identificado pelos robos do Google.

Spam

Este item nem preciamos falar muito, pois Spam em todos os sentidos já não é muito bem visto em qualquer lugar da internet. Porém vale ressaltar a prática de ficar mandando spam em comentários de blogs, isto também irá ser penalizado.

Doorway Pages

Páginas que redirecionam o usuário para outra página sem a consciência dele. Isto é geralmente usado quando existe uma falha no site raiz e o dono compra outro domínio “sem a falha” e redireciona automaticamente.

Estes tipos de Black Hats ainda não são todos, são somente os mais conhecidos.
O “segredo” é realmente não tentar enganar o Google em nada e sempre fazer publicações limpas sem keyword stuffing nem nada. Black Hats, são passíveis de punições desde a perca de posições no ranking até o bloqueio do URL dentro do próprio Google. É importante frizar que para todo tipo de “jeitinho” existem os White Hats, que são as práticas LEGAIS dentro do Google.

Caso seu site tenha sido punido e você não usa nenhum tipo de Black Hat, você pode ter sido mais um bambu na mão do Google Panda, isto pode te ajudar.

Então tenhamos como objetivo sempre sermos verdadeiros e conscientes  se tratando de Black e White Hats. 😉