Estudo do Interactive Advertising Bureau – IAB Brasil, em parceira com a ComScore, aponta que a Internet é considerada por 88% dos brasileiros como a mídia mais importante, superando com grande margem a televisão, revistas e jornais. De acordo com a pesquisa, 40% dos entrevistados passam pelo menos duas horas por dia navegando, enquanto apenas 27% ficam o mesmo tempo em frente à televisão.

A Internet também é a mais utilizada das mídias no lar dos brasileiros conectados. O seu consumo crescente se deve, em grande parte, à importância que vem ganhando os dispositivos móveis e tablets nas diversas situações cotidianas. Entre esses dispositivos, o que está mais presente na vida dos brasileiros é o smartphone. Em 2012, 42% dos brasileiros possuíam um. Já em 2013, o número saltou para 52%. Dentre esses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu aparelho. Já 46% dos usuários de tablets passam o mesmo tempo navegando ou usando apps. Desse grupo, pessoas abaixo de 35 anos são mais inclinadas a passarem mais tempo navegando ou utilizando apps em seus smartphones.

Múltiplas telas

O uso de dispositivos móveis está alterando também a maneira como os brasileiros consomem o conteúdo de televisão. Hoje, 73% do público on-line no País usa a Internet, em diferentes canais, enquanto assiste TV. Desses, metade garante prestar igual atenção à Internet e à TV. Já a outra metade revela inclinação para a Internet. Entre os entrevistados que navegam via notebooks enquanto assistem TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Quando a navegação é feita por smartphone esse número cai para 48% e para 47% quando é via tablet.

Com relação à publicidade online, a principal conclusão do estudo é a forma como os brasileiros conectados percebem as campanhas digitais. Comparada com a publicidade em televisão, a publicidade digital foi considerada menos incômoda (32% contra 18%), mais informativa (50% contra 21%), mais criativa (49% contra 40%), mais crível (38% contra 29%) e mais evidente (45% contra 36%). Os filmes produzidos para TV ficam na frente somente no quesito campanhas mais memoráveis (48% contra 33%).

Para Marcelo Lobianco, vice presidente executivo do IAB Brasil, “esse é um resultado muito importante, pois nos mostra que o trabalho em publicidade online tem melhorado e atingido o público alvo de forma mais efetiva. Somado a isso, o fato de que 84% dos participantes afirmam já ter comprado algum produto online – seja por meio de computador/laptop, smartphone ou tablet – demonstra que o brasileiro está perdendo o “medo” de utilizar a Internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”.

Mudança no consumo na Internet

A pesquisa também mostrou que a Internet tem motivado uma mudança de comportamento no consumo off-line, sendo que 74% da audiência online no Brasil realiza pesquisas na web sobre os produtos que querem comprar off-line. Em 2012, esse número foi de 65%.

Outro diferencial, entre os resultados desse ano e do anterior, é a porcentagem de consumidores que concordam que os anúncios online os motivaram a visitar lojas físicas. Enquanto em 2012, 56% dos participantes concordaram terem sido influenciados por anúncios digitais a visitarem lojas físicas, em 2013 essa porcentagem saltou para 66%. “Perceber que os brasileiros estão mais abertos para a comunicação e consumo online, dá um fôlego especial os profissionais que trabalham com esse tipo de mídia, pois fica claro que esse é um campo que ainda apresenta várias possibilidades que precisam e serão exploradas de forma mais ampla”, conclui Lobianco.

O estudo Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, foi desenvolvido para compreender a audiência online no Brasil em termos de suas percepções, comportamento e atitudes em relação à publicidade online, entre outras coisas. A pesquisa foi realizada por meio de um painel nacional online, entre 11 e 13 de março de 2013. No total, foram ouvidas 2009 pessoas, com idade superior a 15 anos.

 

Fonte: IDGNow