Sempre ouvimos falar sobre mídias sociais, logo pensamos em nossas páginas pessoais (Facebook, Twitter, Linkedin, etc). Porém, elas podem ser ótimas aliadas também para negócios, neste post iremos te dar dicas para gerenciamento de midias sociais.

Porque fazer um gerenciamento de Midias Sociais?

Simples! É através delas que nos relacionamos com nossos amigos, clientes e futuros clientes. É por elas que convidamos as pessoas para nos conhecerem, conhecerem nossas marcas e o que fazemos. E o mais importante! É por elas que não deixamos ninguém nos esquecer (“quem não é visto não é lembrado” já dizia meu pai).

Como?

Em qualquer relacionamento do nosso dia a dia, temos que ter alguns comportamentos e, com Mídias Sociais não é diferente. Além de sabermos com quem estamos falando, o por que, e com qual finalidade, temos que ter em mente que na internet, a maioria das interações são abertas ao público, então todos podem ver o que você estiver falando para uma determinada pessoa, por exemplo. Desta forma, temos que entender, e sempre nos atentar, são alguns pontos interessantes que facilitarão o nosso trabalho em que, o entendimento do cliente aumentará a qualidade dos nossos posts.

1 – Nossos clientes estão mais próximos de nós do que imaginamos:

O propósito das Mídias Sociais é aproximar as pessoas (ou empresas) para troca de informações, sejam elas relevantes ou não. Então, tenhamos em mente que os nossos futuros clientes poderão fazer destas Mídias Sociais, um canal de informações e de contato que poderá implicar em uma simples dúvida, em um elogio ou até mesmo em uma reclamação.

Nestes casos, temos que saber lidar como cada uma dessas situações, dando feed-backs SEMPRE com o maior agilidade possível, respondendo dúvidas, se posicionando positivamente com reclamações e sempre agradecendo o contato. A atenção de qualquer forma mostra interesse em resolver o problema (se for o caso) e seriedade da empresa.

2 – Foque no público alvo, mas não esqueça dos potenciais:

Quando postamos alguma coisa em alguma Mídia Social, temos que saber que a maioria das pessoas que irão ler, são as que seguem diretamente nossas páginas, porém, nada impede que outras pessoas também leiam, compartilhem e outras e outras e outras pessoas, também leiam. Então, posts muito específicos sobre o seu mercado serão sempre uma boa pedida para os seus seguidores em específico, mas interessando a amigos de amigos, poderão ser mais compartilhados, comentados e “curtidos”. Nesta carona, o seu negócio começará a alcançar o objetivo proposto em uma boa Mídia Social

3 – Saiba usar outros meios para se comunicar:

Todos sabemos que textos longos hoje em dia podem não funcionar tanto, pois nem todos temos tempo de ficar lendo textos grandes (além de se tornar bem sem graça).

Então opte por posts com fotos, imagens, infográficos, slideshare ou até mesmo um vídeo, qualquer coisa que facilite o entendimento e saia da mesmice.

Com isso conseguiremos prender a atenção dos leitores e fazê-los interessados em outros posts.

4 – Relevância é a alma do negócio:

Como em uma conversa, quando alguém começa a falar algo que não tenha nada a ver com o assunto ou que a pessoa não tenha conhecimento do assunto, não damos a menor importância. Com os posts funciona igual. Se o seu negócio é do ramo alimentício e você postar algum assunto que não envolva o seu com certeza trará descaso com os seus futuros posts.

Para quem conhece um pouco de SEO sabe que o Google é movido à relevância, ele mede o quão sensato e original você está sendo sobre aquele determinado assunto no seu site. Nas Mídias Sociais não é diferente, os leitores irão medir a sensatez e a originalidade do post.

5 – Faça promoções:

A maioria das pessoas tem a atenção desviada quando ouvem falar em promoção. Fazer isso nas Mídias Sociais é uma ótima estratégia para chamar a atenção do público e conseguir novos seguidores.

Mas ATENÇÃO! Faça com seriedade e jogue sempre limpo! As promoções de compartilhamento, de respostas ou de qualquer outro tipo de interação são ótimos chamarizes para voltarem a atenção para o seu perfil.

Lembrem-se que Mídias Sociais não limitam-se em Facebook e Twitter, apesar de serem as principais, talvez as outras sirvam mais para o seu sucesso do que essas duas.

Aproveitem, e mãos a obra 😉